Histórico

 

[slideshow gallery_id="1"]

A Companhia das Artes é uma produtora de espetáculos fundada por atores em 1998, que desenvolve a montagem de espetáculos de palco e rua, unindo atores profissionais e jovens em formação na área artística.

A partir de 1999, com o espetáculo “Bar D’Hotel… Bar da Noite…”, sucesso de público e crítica, a companhia inicia uma pesquisa de linguagem calcada essencialmente na dramaturgia brasileira, com forte influência do teatro popular, utilizando-se do Circo Teatro e  do Teatro Dança. Nosso trabalho prioriza o ator em cena, com a linguagem do “gesto mínimo”.

A partir de 2002 essa pesquisa se amplia com o início do Curso Livre de Teatro, com trabalho de formação de jovens atores. Através de aulas teóricas e práticas, jovens de diversas faixas etárias, absorvem o fazer teatral, cumprindo temporada com atores profissionais em vários teatros de São Paulo.

 Neste período, a pesquisa passa por diversas montagens, tais como: “Homens de Papel”, de Plinio Marcos; “Senhora dos Afogados” e “O beijo no asfalto”, de Nelson Rodrigues; “Bailei na curva”, de Julio Conti; “Vejo um vulto na janela, me acudam que sou Donzela”, Leilah Assumpção; “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade; “Desce do muro, Moleca!”, de Marcus Vinicius de A. Sampaio; “A fábula do lobo”, de Carlos Ângelo; “Corrida ao caos”, de Paulo Jordão; “Ágorafobia”, de Antônio Netto; “Castro Alves pede passagem”, de G. Guarnieri; O Mambembe” de Arthur de Azevedo; “Caiu o Ministério” de França Junior; “Lugar onde o peixe Pára”, do Grupo Andaime; “O pagador de Promessas” e “O berço do herói”, de Dias Gomes;  “O último carro”, de João das Neves; “As quatro chaves”, de Illo Krugli; “A invasão”, de Dias Gomes;  “Trecos e Truques”, de Wilma de Souza , “Ladeira da memória”, “Cala a boca já morreu”, “Foi bom, meu bem” de Luis Alberto de Abreu, “Até Onde a Vista Alcança”, de Reinaldo Santiago, “A lenda do Piui”, num total de mais de 60 montagens em 13 anos.

Hoje, desenvolve o projeto de “Formação de Grupos”, com atores recém-formados que não enxergam expectativas para o início de suas carreiras. Através deste projeto, sob a coordenação de Jair Aguiar e Antonio Netto, o grupo que se forma desenvolve um projeto de pesquisa de linguagem que culmina com seu primeiro espetáculo profissional, totalmente produzido pelo grupo.

Quem Somos

A Cia. das Artes existe há 20 anos e há 10 trabalha com a formação de atores na cidade de São Paulo. Calcado na certeza de que a “prática traz o conhecimento”, o grupo já estreou mais de 60 espetáculos, levou milhares de pessoas ao teatro e participou do desenvolvimento de centenas de estudantes de artes cênicas. saiba mais

Reserva de Matrículas

  • Radio Baruk

  • Previsão do Tempo

  • Parceiros
  • Apoiadores
  • Av. Paulista, 2202 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-300
    Oficinas e WhatsApp (11) 97955-5242 / Administrativo: (11) 3181-8905
    criação: