Repertório

 
O Mambembe com Leão Lobo (SESSÃO EXTRA 07/12)

 DIA 07/12/2014 - Sessão extra ás 19h e ás 21h 

Cia das Artes apresenta nova temporada

de O Mambembe com Leão Lobo

  Pelo sexto ano consecutivo, a montagem explora a genialidade textual de Arthur de Azevedo com humor satírico ao parodiar melodramas com ácida crítica ao descaso dos governantes com a arte dramática. Estreia no dia 8 de novembro, no Teatro Commune.

 Temporada: sábados, às 21h30m, e domingos, às 20h30m – Até 7 de dezembroClassificação etária: Livre.Duração: 70 minutos. IngressoPROMOÇÃO PREÇO ÚNICO: R$25,00. Teatro Commune. Rua da Consolação, 1218. Telefone (11) 3476 – 0792.Capacidade: 84 lugares e 1 lugar para portadores de necessidades especiais.

 Quem conhece o jornalista e apresentador Leão Lobo das telinhas, mal imagina que sua carreira começou em outro palco: o do teatro. Agora, o público poderá ver de perto essa outra vertente de um dos apresentadores da Revista da Cidade, da TV Gazeta. É que ele interpreta um dos personagens principais de O Mambembe, comédia musical da Cia das Artes que estreia nova temporada no dia 8 de novembro, sábado, às 21h30 noTeatro Commune.

 Dirigida por Jair Aguiar, que também adaptou o texto de Arthur de Azevedo e interpreta Pantaleão na peça, a montagem conta a saga de uma trupe teatral que viaja pelo interior do Brasil e as dificuldades e contrariedades que enfrentam para atrair público. Sem dinheiro e lugar para dormir, o grupo se vê rendido pelas vontades de um político corrupto.

 Apesar de ter sido escrito no final do século XIX, a narrativa retrata a realidade de muitos artistas da atualidade. “O Mambembe foi escrachado na época, mas o tempo o fez crescer e ser o sucesso que é”, afirma o ator e diretor Jair Aguiar, referindo-se à genialidade do dramaturgo, um dos precursores da comédia no Brasil.

 Em cena durante todo o espetáculo, Leão Lobo interpreta Dona Rita, madrinha da mocinha da história, Laudelina (Carol Cardona), que faz teatro amador e vive às voltas com as investidas duvidosas do empresário da jovem e ingênua aspirante a atriz, Frazão, interpretado por Antonio Netto. “Ela é uma dona de casa que representa a vontade do povo de ser artista, o deslumbramento por um mundo muitas vezes distante”, comenta o jornalista, que integra pela segunda vez o elenco da peça.

 Com uma mistura de linguagens, passando pelo circo e pela farsa, o diretor da montagem mantém a marca registrada da Cia das Artes de dar luz ao trabalho dos atores. “O foco é ser minimalista, com economia de gestos e movimentos”. Por isso, a cenografia e os figurinos de Marcio Tadeu são visualmente limpos. Já a iluminação assinada por Will Damas é aplicada na medida para dar ênfase às atuações cômicas e expressivas. Números musicais completam a encenação que ressaltam a dramaturgia rica em humor satírico com paródias melodramáticas e ácida crítica ao descaso dos governantes com a arte em questão.

 Sobre a Cia das Artes

Parceria do diretor Jair Aguiar (diretor Geral) e Antônio Netto (diretor Artístico) a Cia das Artes nasceu em 2001. O grupo já estreou mais de 60 espetáculos nos últimos anos como: O Mambembe (Artur de Azevedo), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), Homem de Papel (Plínio Marcos) entre outros.

 Sobre Jair Aguiar

Com formação na área de publicidade, o diretor geral Jair Aguiar atua em teatro desde 1988. Trabalhou com diretores como Willian Pereira, Kiko Jaess, Adhemar Guerra, Fernando Peixoto. Ele produziu espetáculos do Ballet Stagium, reinaugurando o Teatro TUCA. Como Diretor Geral do espetáculo “Bar D’Hotel…Bar da Noite…”, obteve a consagração de público e crítica. Participou das rádios novelas da Rádio Record e das minisséries da TV. Desde 2000 desenvolve com Antonio Netto o projeto de formação de atores no Curso Livre de Teatro da Companhia Das Artes e implantou o mesmo projeto na Escola Recriarte. Dirigiu espetáculos como “O Beijo no Asfalto” (Nelson Rodrigues), “Homens de Papel” (Plínio Marcos), “Vereda da Salvação” (Jorge Andrade), “O Pagador de Promessas” (Dias Gomes), “Senhora dos Afogados” (Nelson Rodrigues), dentre outros.

 Sobre Leão Lobo

Além de jornalista, escritor, radialista e apresentador de televisão, Leão Lobo também é ator. Filho e irmão de jornalistas, no início da carreira relutou para seguir os passos de seus familiares, pois queria atuar nos palcos do teatro. Em 1973, fez estreia profissional com a peça “O Jardim dos Amores”, com Cleide Yáconis, mas dificuldades financeiras fizeram com que ele se lançasse a novos desafios. Em 1974, surgiu a oportunidade de atuar como repórter no Jornal do Bairro, de São Paulo. A partir daí, apaixonou-se pela profissão de jornalista e foi trabalhar em veículos como o Jornal da Tarde e a Folha da Tarde. Ao longo da carreira, esteve à frente de diversos programas como Mulheres e Arroz, Feijão e Fofoca, da TV Gazeta; e Melhor da Tarde, De Olho nas Estrelas e Atualíssima, da TV Bandeirantes. Atualmente é um dos apresentadores da Revista da Cidade, da TV Gazeta.  

 Ficha técnica:

Autor: Arthur de Azevedo. Direção e Adaptação: Jair Aguiar. Direção Artística: Antonio Netto. Iluminação: Will Damas. Produção:Cia. Das Artes. Produção Executiva: Alvaro Costa. Cenário/Figurinos: Marcio Tadeu. Programação Visual: Jair Aguiar. Fotos:Sérgio Massa. Costureira: Dona Lucia. Elenco: Leão Lobo, Antonio Netto, Sérgio Carrera, Jair Aguiar, Márcio Vasconcelos, Alvaro Costa, Carol Cardona, Natalia Martins, Amanda Silva, Ananda Faria, Barbara Pacheco, Bruna Nunes, Caio Francisco, Camila Souza, Carlos Sales, Carlos Keiji, Cristiano Ferreira, Danilo Alves, Delivan Braga, Domingas Barros, Emerson Pacheco, Gabriela Ribeiro, Gercilene Santos, Giuliana Della Paolera, Vanny Rocha, Renata Moura, Keese Contino, Luara Cavalheri, Luiz Gustavo de Paula, Michelle Chebra, Mônica Tabata, Nelma Rocha, Pâmela Neres, Rafael Oliveira, Raquel Maria, Rarlei Ferreira, Renan Luiz e Ronaldo Silva.

Serviço:

O Mambembe - Reestreia: dia 8 de novembro, sábado, às 21h30m, no Teatro Commune. Rua da Consolação, 1218. Telefone (11) 3476 – 0792. Capacidade: 84 lugares e 1 lugar para portadores de necessidades especiais. Temporada: sábados, às 21h30m, e domingos, às 20h30m – Até 7 de dezembroClassificação etária: Livre. Duração: 70 minutos. IngressoPROMOÇÃO PREÇO ÚNICO: R$25,00.

 

Clipping:

Guia da Folha

Rádio Transamérica

Arte Feed

Sampa Online

Seu Guia

Folha da Cultura

Dica de Teatro

Nossa Dica

Cartão de Visita

Jornais de Bairro

Fale Conosco / Cadastre-se para receber novidades
 

Quem Somos

A Cia. das Artes existe há 20 anos e há 10 trabalha com a formação de atores na cidade de São Paulo. Calcado na certeza de que a “prática traz o conhecimento”, o grupo já estreou mais de 60 espetáculos, levou milhares de pessoas ao teatro e participou do desenvolvimento de centenas de estudantes de artes cênicas. saiba mais

Reserva de Matrículas

  • Radio Baruk

  • Previsão do Tempo

  • Parceiros
  • Apoiadores
  • Rua Caio Prado, 30 – Sala 3 – Consolação – 01303-001 – São Paulo - SP
    Oficinas: (11) 2729.3098 / Administrativo: (11) 2615.3003 / Fax: (11) 2615.3004
    criação: