Repertório

 
"Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente e direção de Antônio Netto 2013

Previous Image
Next Image

info heading

info content


Estreou dia 06 de abril de 2013, às 19h, no Teatro Commune (R. da Consolação, 1218, São Paulo, SP) o espetáculo Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, com direção de Antonio Netto.

Complexa alegoria dramática, o Auto da Barca do Inferno é a primeira parte da chamada Trilogia das Barcas (Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória).

Diz-se “Barca do Inferno” porque quase todos os candidatos às duas barcas em cena – a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glória, com o Anjo – seguem na primeira. De fato, contudo, ela é muito mais o auto do julgamento das almas.

Esse auto, classificado pelo próprio autor como um “auto de moralidade”, tem como cenário um porto imaginário, onde estão ancoradas duas barcas: uma como destino o paraíso, tem como comandante um anjo; a outra, com destino ao inferno, tem como comandante o diabo, que traz consigo um companheiro. Com relação ao tempo, pode-se dizer que é psicológico, uma vez que todos os personagens estão mortos, perdendo-se assim a noção do tempo.

Todas as almas, assim que se desprendem dos corpos, são obrigadas a passar por esse lugar para serem julgadas. Dependendo dos atos cometidos em vida, elas são condenadas à Barca da Glorificação ou à do Inferno. Tanto o anjo quanto o diabo podem acusar as almas, mas somente o anjo tem o poder da absolvição.

Sinopse

O juízo final de diversos personagens é feito em meio à dualidade bem/mal: a Barca da Glória e a Barca do Inferno. De forma satírica os barqueiros recebem e encaminham os agraciados e condenados.

Ficha Técnica

Direção Geral: Antonio Netto

Direção Artística: Jair Aguiar

Elenco: Alexandre Iagobucci, Carol Cardona, Rafael Junqueira, Marcio Marchetti, Mariana Grandini, e outros.

Fale Conosco / Cadastre-se para receber novidades
 

Quem Somos

A Cia. das Artes existe há 20 anos e há 10 trabalha com a formação de atores na cidade de São Paulo. Calcado na certeza de que a “prática traz o conhecimento”, o grupo já estreou mais de 60 espetáculos, levou milhares de pessoas ao teatro e participou do desenvolvimento de centenas de estudantes de artes cênicas. saiba mais

Reserva de Matrículas

  • Radio Baruk

  • Previsão do Tempo

  • Parceiros
  • Apoiadores
  • Rua Caio Prado, 30 – Sala 3 – Consolação – 01303-001 – São Paulo - SP
    Oficinas: (11) 2729.3098 / Administrativo: (11) 2615.3003 / Fax: (11) 2615.3004
    criação: