Repertório

 
"Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente e direção de Antônio Netto 2013

[slideshow gallery_id="44"]

Estreou dia 06 de abril de 2013, às 19h, no Teatro Commune (R. da Consolação, 1218, São Paulo, SP) o espetáculo Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, com direção de Antonio Netto.

Complexa alegoria dramática, o Auto da Barca do Inferno é a primeira parte da chamada Trilogia das Barcas (Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória).

Diz-se “Barca do Inferno” porque quase todos os candidatos às duas barcas em cena – a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glória, com o Anjo – seguem na primeira. De fato, contudo, ela é muito mais o auto do julgamento das almas.

Esse auto, classificado pelo próprio autor como um “auto de moralidade”, tem como cenário um porto imaginário, onde estão ancoradas duas barcas: uma como destino o paraíso, tem como comandante um anjo; a outra, com destino ao inferno, tem como comandante o diabo, que traz consigo um companheiro. Com relação ao tempo, pode-se dizer que é psicológico, uma vez que todos os personagens estão mortos, perdendo-se assim a noção do tempo.

Todas as almas, assim que se desprendem dos corpos, são obrigadas a passar por esse lugar para serem julgadas. Dependendo dos atos cometidos em vida, elas são condenadas à Barca da Glorificação ou à do Inferno. Tanto o anjo quanto o diabo podem acusar as almas, mas somente o anjo tem o poder da absolvição.

Sinopse

O juízo final de diversos personagens é feito em meio à dualidade bem/mal: a Barca da Glória e a Barca do Inferno. De forma satírica os barqueiros recebem e encaminham os agraciados e condenados.

Ficha Técnica

Direção Geral: Antonio Netto

Direção Artística: Jair Aguiar

Elenco: Alexandre Iagobucci, Carol Cardona, Rafael Junqueira, Marcio Marchetti, Mariana Grandini, e outros.

Fale Conosco / Cadastre-se para receber novidades
 

Quem Somos

A Cia. das Artes existe há 20 anos e há 10 trabalha com a formação de atores na cidade de São Paulo. Calcado na certeza de que a “prática traz o conhecimento”, o grupo já estreou mais de 60 espetáculos, levou milhares de pessoas ao teatro e participou do desenvolvimento de centenas de estudantes de artes cênicas. saiba mais

Reserva de Matrículas

  • Radio Baruk

  • Previsão do Tempo

  • Parceiros
  • Apoiadores
  • Av. Paulista, 2202 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01310-300
    Oficinas e WhatsApp (11) 97955-5242 / Administrativo: (11) 3181-8905
    criação: